Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 30 - Abril de 2005
Início do conteúdo da página

Edição 30 - Abril de 2005

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 11h19 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2017, 11h12 | Acessos: 508

Nossos Meios RBC RevAbr2005 RBC30

CAPA: Painel 'A Visão do Tato I', trabalho coletivo dos participantes da Oficina de Cerâmica do IBC. Foto: Claudio Vilardo

SEÇÕES:

AGENDA

EDITORIAL

EXPEDIENTE

INFORME

LEITURA

PERFIL: Edison Ribeiro Lemos

RELATO - Projeto Oficina de Cerâmica para Portadores de Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant

SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

A Pessoa Cega No Processo Histórico: Um Breve Percurso

Autores: João Roberto Franco e Tárcia Regina da Silveira Dias

Resumo: Ao longo da história da humanidade, as pessoas cegas foram concebidas e pensadas de várias formas, algumas até contraditórias. O objetivo deste estudo foi o de procurar estabelecer um percurso histórico da pessoa cega, contextualizando-o na sua relação com a sociedade.

A Percepção Dos Alunos Com Deficiência Visual Acerca Das Barreiras Existentes No Ambiente Universitário E Seu Entorno

Autores: Alberto Angel Mazzoni e Elisabeth Fátima Torres

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes universitários com deficiência visual matriculados em três universidades públicas brasileiras da região sul do país. Investigam-se quais são as grandes barreiras que impossibilitam que a equiparação de oportunidades, existente como princípio básico legal, seja uma realidade.

O Museu Como Instituição-Memória

Autor: Débora de Almeida Rodrigues

Resumo: Este artigo tem como objeto de discussão o processo de institucionalização e consolidação do Museu do Instituto Benjamin Constant. Pretende indagar sobre o seu papel na construção da memória coletiva desta comunidade. Aborda também a função dos museus enquanto articuladores da cultura material da sociedade.

ATENÇÃO:

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página