Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 24 - Abril de 2003
Início do conteúdo da página

Edição 24 - Abril de 2003

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 08h40 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2017, 11h12 | Acessos: 500

Nossos Meios RBC RevAbr2003 RBC24

CAPA: José Álvares de Azevedo. Foto: Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille - SPLEB. Designer: Moabe Dantas da Costa

SEÇÕES:

AGENDA

EDITORIAL

ENTREVISTA

EXPEDIENTE

INFORME

PALAVRA FINAL

PERFIL

SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

Alfabetização de Adultos Portadores de Deficiência Visual

Autor: Cristiane das Graças Leite

Resumo: A alfabetização de uma pessoa adulta, portadora de deficiência visual, vem acompanhada de diversas dificuldades, as quais devem ser enfrentadas e superadas por alfabetizandos e alfabetizadores. A partir da realidade em que a prática se desenvolve, analisamos o processo de alfabetização, algumas metodologias que podem ser aplicadas, a utilização do Sistema Braille durante esse processo e as contribuições da alfabetização na vida dos sujeitos portadores de deficiência visual.

Representações Sociais e Educação Especial: Sentidos, Identidade, Silenciamentos

Autor: Sandra Maria Castiel Fernandes

Resumo: Este artigo consiste em uma breve reflexão sobre a teoria das Representações Sociais, proposta pelo psicólogo francês Serge Moscovici, em 1961, e a expansão do campo de aplicação dessa produção teórica. Na modalidade “Educação Especial”, enfatizamos alguns aspectos que envolvem sentidos, identidades e silenciamentos.

Acessibilidade: As Pessoas Cegas no Itinerário da Cidadania

Autores: Elizabet Dias de Sá

Resumo: O presente trabalho destina-se, especialmente, aos leitores que podem ler e enxergar com os próprios olhos e, talvez, desconheçam ou mistifiquem a experiência não-visual. Foi elaborado com a intenção de ampliar as informações sobre o tema da acessibilidade, a partir de um referencial particular, o da realidade vivida por pessoas cegas ou com baixa visão.

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página