Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Livros em Braille

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 14h27 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 13h24 | Acessos: 679

livros didaticos e parad em braille editadaOs livros em Braille são uma importante via de acesso educacional e cultural para as pessoas com deficiência visual.

As obras didáticas e paradidáticas, adaptadas e transcritas na Divisão de Imprensa Braille, visam atender à demanda apresentada por escolas regulares de todo o País que têm alunos cegos matriculados, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A distribuição desses livros está restrita ao último Programa disponibilizado neste site.  Só serão aceitas solicitações de escolas da rede pública, contendo informações relativas aos alunos cegos matriculados, como nome, idade e ano que o aluno(a) está cursando, preenchidas na solicitação de livros em Braille do PNLD.

Já os livros de literatura são distribuídos para as escolas públicas e demais instituições sem fins lucrativos  que atendam deficientes visuais.  As solicitações dessas obras também devem ser encaminhadas à Divisão de Imprensa Braille, preenchidas e assinadas pelo respectivo responsável.  Visando atender ao maior número possível de instituições, o pedido está limitado a cinco títulos. Uma nova solicitação só poderá ser feita após o período de três meses.

Os livros do PNLD estão disponíveis para download.  Os arquivos encontram-se compactados (zipados).  Para impressão, é necessário instalar o programa Braille Fácil e ter uma impressora Braille.

As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Fim do conteúdo da página