Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o IBC > Departamentos > Departamento de Estudo e Pesquisas Médicas e de Reabilitação
Início do conteúdo da página

Departamento de Estudo e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 18h23 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 13h03 | Acessos: 1269

 

bustos de ceramica

                                            Peças produzidas pelos alunos da DMR na oficina de cerâmica.

 

O DMR promove o atendimento médico (clínica geral e oftalmologia), odontológico e nutricional aos alunos e reabilitandos. Para esses últimos, são desenvolvidos programas de reabilitação voltados a jovens e adultos que perderam a visão repentina ou progressivamente. Tais programas são desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas e vêm permitindo a reinserção dessas pessoas na sociedade e no mundo do trabalho.

Além de atender ao público interno da Instituição, desde a década de 1950 o DMR estendeu o Serviço de Oftalmologia à comunidade, atuando na prevenção à cegueira e no diagnóstico precoce e tratamento dos demais problemas que possam causar a perda da visão.

Para executar suas ações, o Departamento conta com três divisões: Divisão de Orientação e Acompanhamento (DOA), Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) e Divisão de Pesquisas Médicas, Oftalmológicas e de Nutrição (DPMO).

Diretora – Rosane de Menezes Pereira
Telefone – (21) 3478-4419 / 3478-4420 / / 3478-4510
E-mail– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diretor Substituto – Rogério Neurauter
Telefone – (21) 3478-4426
E-mail– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DOA

Divisão de Orientação e Acompanhamento (DOA)

Os candidatos à matrícula são avaliados por assistentes sociais, com objetivo de definir a melhor estratégia de atendimento a cada pessoa. Terminadas todas as avaliações, uma equipe interdisciplinar encaminha o candidato à vaga.

A DOA também planeja ações que se voltam para o ajuntamento social dos alunos e reabilitandos nos âmbitos familiar, escolar e profissional. O atendimento abrange desde a aquisição de óculos até orientações quanto aos seus direitos e deveres. Esta divisão também é responsável pelo Grupo de Convivência que oferece atividades culturais e de promoção da autonomia psicossocial dos reabilitandos que já concluíram as atividades básicas de reabilitação.

Equipe

Chefe – Mariza Maria de Freitas Guimarães
Telefone – (21) 3478-4415 ou (21)3478-4411
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página