Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ansiedade e depressão são temas de palestra promovida para mães de alunos do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Ansiedade e depressão são temas de palestra promovida para mães de alunos do IBC

A psicóloga clínica Cláudia Venancio ministrou palestra na manhã da última sexta-feira (7), no Auditório Maestro Gurgulino (sala 251). 

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 12h14
  • Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 12h20

Em um dos inúmeros encontros semanais na Sala das Mães, que acontecem desde 2013, a psicóloga do Instituto Benjamin Constant (IBC), Andrea Mazarro, apresentou quatro eixos temáticos para ser votado apenas um como proposta de palestra: ansiedade e depressão; autoestima e saúde emocional da mulher; maternidade na contemporaneidade; e envelhecer com saúde. Dos 62 votos, 43 mães escolheram que gostariam de debater sobre ansiedade e depressão.

WhatsApp Image 2019 06 10 at 12.32.38Então, Andrea convidou Cláudia Venancio para conversar com as mães sobre os temas escolhidos. Mesclando algumas dinâmicas com sua palestra, Cláudia tentou demonstrar na prática os sintomas da ansiedade quando entregou balinhas e depois quando distribuiu hidratante nas mãos das mães, pedindo que cada uma apreciasse o momento de forma devagar, sem pressa em finalizar. Ao final de cada atividade, as mães relataram como foi diferente não morder a balinha, já que assim puderam sentir melhor o sabor e, também, que puderam sentir bem qual o cheiro do creme hidratante e o efeito de maciez que causava nas mãos. As muitas tarefas da rotina diária podem deixar as pessoas mais ansiosas em realizar tudo do jeito e no tempo planejados, e acabam deixando de lado a apreciação dos momentos da vida.

Quando falou sobre depressão, a psicóloga relatou como as redes sociais têm feito as pessoas mostrarem somente as partes felizes de suas vidas, mas que é importante se permitir sentir a tristeza e buscar ajuda quando necessário. Cláudia ilustrou a palestra com uma cena do filme "Divertidamente" que conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos que enfrenta uma série de mudanças em sua vida, como sair de sua cidade natal para morar em outro lugar. O enredo se desenrola dentro da cabeça da menina, onde cinco emoções — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo — são responsáveis por processar as informações e armazenar as memórias. A cena destacada mostrou a personagem Alegria que tenta, a todo o momento, sufocar e ignorar a Tristeza, mas a lição é que é necessário sentir tristeza para encarar e lidar com as dificuldades que surgem em nossa vida.

Tanto para ansiedade como para depressão, Cláudia Venancio orientou que as pessoas busquem ajuda médica e terapias para que tenham melhores tratamentos em cada caso.

Ao final, a psicóloga Andrea realizou um sorteio de hidratantes e, então, foi oferecido um lanche para as mães participantes.

 

WhatsApp Image 2019 06 07 at 11.33.05

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página