Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC faz triagem de pacientes para cirurgias de pterígio e catarata
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC faz triagem de pacientes para cirurgias de pterígio e catarata

O paciente, ou pessoa designada por ele, ou responsável legal, deverá comparecer ao Balcão do Serviço Médico do IBC de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta de avaliação inicial. 

  • Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 12h44
  • Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 14h19

 

No caso das pessoas que precisarem da cirurgia de pterígio, o horário de atendimento no balcão é das 8h às 12h; já o horário de atendimento para os pacientes para cirurgias de catarata é mais extenso — das 8h às 16h. Estes últimos deverão trazer encaminhamento médico ou indicacão para a cirurgia. Tanto as consultas quanto os procedimentos e cirurgias realizados pelo IBC são inteiramente gratuitos.  Contudo, os pacientes deverão arcar com os exames realizados fora da instituição.

 

Pterígio

 

IMG 20180711 WA0004

Trata-se do crescimento benigno de tecido na córnea do olho, partindo da área mais próxima do nariz, podendo cobrir a pupila.  É comum ocorrer nos dois olhos ao mesmo tempo.  Para prevenir o seu aparecimento é recomendado o uso de óculos escuros quando se for ficar exposto ao sol e a poeira durante muito tempo.  Os sintomas podem ser aliviados com lubrificante ocular.  A cirurgia é necessária quando existe o comprometimento da visão.   

 

Catarata 

Captura de Tela 2019 05 08 s 13.14.26

Lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (estrutura gelatinosa e muito elástica localizada atrás da íris, cuja transparência permite que a luminosidade a atravesse e alcance a retina, onde a imagem se forma).  A opacidade do cristalino compromete a visão, podendo afetar primeiro um olho e depois o outro.

Os principais sintomas da doença são: vista embaçada, com piora progressiva, visão dupla, com imagens distorcidas e muita sensibilidade à luz.   

A catarata geralmente é adquirida com o envelhecimento da pessoa, geralmente a partir dos 50 anos.  No entanto, crianças cujas mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre da gravidez podem nascer com a doença, que pode também ter outras causas, como diabetes, uso sistemático e sem indicacão médica de colírios com corticoides, inflamacões intraoculares, traumas na regiao dos olhos e excesso de radiação. O único tratamento para catarata é a cirurgia — simples, rápida e feita sob anestesia local, substituindo o cristalino danificado por uma lente artificial. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página