Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NUCAPE recebe currículos de pessoas com deficiência visual que queiram (re)ingressar no mercado de trabalho
Início do conteúdo da página
Notícias

NUCAPE recebe currículos de pessoas com deficiência visual que queiram (re)ingressar no mercado de trabalho

O Núcleo de Capacitação e Empregabilidade do IBC forma cadastro para atuação em diversas áreas profissionais.

  • Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 14h55
  • Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 07h21

Neste mês de maio, o Núcleo está desenvolvendo uma campanha de incentivo à inclusão para que pessoas com deficiência visual enviem seus currículos e, assim, possibilitar a intermediação para vagas de empresas que buscam o IBC.

Segundo dados obtidos através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), nos últimos seis anos, houve um crescimento expressivo nas contratações de deficientes visuais pelo mercado formal. Dados de 2017 mostram o triplo de contratações em relação a 2011, sendo que, no grupo das deficiências, em termos de variação absoluta, a visual é a que mais tem se destacado.

O IBC tem aproximadamente 40 funcionários deficientes visuais atuando em áreas pedagógicas, técnico-administrativas e operacionais, e tem trabalhado a questão da profissionalização de seus alunos de diversas formas, inclusive na formação de profissionais da área de Massoterapia já há alguns anos. Em 2019, deu início ao ensino médio profissionalizante, proporcionando oportunidades de formação em diferentes áreas. 

Por meio da  Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), o NUCAPE tem a missão de fomentar a inclusão da pessoa com deficiência visual no mundo do trabalho. As empresas também contam com o apoio do Núcleo para ações de sensibilização e assessoria no caso de dúvidas sobre acessibilidade ou ainda para a adaptação da pessoa com deficiência visual contratada ao ambiente de trabalho e vice-versa.

Para enviar currículos ao NUCAPE, as pessoas com deficiência visual, sejam elas vinculadas ao IBC ou não, devem entrar em contato através do e-mail: nucape@ibc.gov.br e, em casos de dúvidas, pelo telefone (21) 3478-4555.

registrado em:
Fim do conteúdo da página