Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso Técnico em Massoterapia do IBC/IFRJ forma 22 novos técnicos
Início do conteúdo da página
Notícias

Curso Técnico em Massoterapia do IBC/IFRJ forma 22 novos técnicos

A formatura dos 22 concluintes foi  ontem (11) de manhã, no Teatro Benjamin Constant.

  • Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 20h08
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 11h29
Homens e mulheres vestidos de beca preta, com faixa verde, com o braço direito erguido em posição de juramento.
Os novos massoterapeutas fazem o tradicional juramento de honrar o título que receberam.

 

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, presidiu a solenidade, ao lado da pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Alessandra Paulon, que representou o reitor da instituição, Rafael Almada. 

Também compuseram a mesa de honra: a diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), Rosane de Menezes Pereira; a diretora de Ensino do Campus Realengo do IFRJ, Hélia Pinheiro Rodrigues Corrêa;  a supervisora do DMR, Mércia Ferreira de Souza, além das coordenadoras do Curso de Massoterapia no IBC e no IFRJ, as professoras Márica Lins Abade e Jaqueline Nunes Burigo de Sá.  A paraninfa da turma foi a profª Cléia Maria dos Santos Pereira e, o patrono, o prof. Rogério Pinto de Lima.

A solenidade contou também com a participação do Grupo Musical Ponto de Vista, formado por alunos da reabilitação, sob a direção dos professores Denis Martino Cota e Carolina Camargo.

A formanda Natiele Carolina Ferreira prestou o juramento, acompanhada pelos colegas.  Já de posse do título, o massoterapeuta recém-formado Marcelo José de Amorim Veloso, orador da turma, agradeceu a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como um profissional qualificado pelo Instituto Benjamin constant.  "Que nós possamos, a partir de agora, atender a população, promovendo sua saúde e bem estar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Marcelo.

Em seguida, a massoterapeuta Bárbara Peres Franco prestou as homenagens ao professores e servidores técnico-administrativos que tornaram possível a realização do curso.  "Agradeço a todos vocês pela força, coragem, empatia e determinação ao longo desses dois anos e, principalmente, por não terem desistido de nós".  

"Tenho muito orgulho desses novos massoterapeutas e tenho certeza de que quando o mercado ressaltar a deficiência visual, vocês vão mostrar em troca, com toda a competência e a experiência acumulada, o valor da diferença", disse a profª Cleia Pereira, no seu discurso de paraninfa.  

A pró-reitora de Ensino do IFRJ saudou os novos profissionais e disse estar muito orgulhosa da parceria que a sua instituição mantém com o IBC.  "O sucesso desse curso é fruto de um esforço conjunto dos dois institutos.  Mas nós, do IFRJ, aprendemos muito com o IBC e gostaria de agradecer a todos vocês, que estudaram com afinco, por poderem a partir de agora levar o nome do Instituto Federal do Rio de Janeiro a toda sociedade fluminense, através da excelência do trabalho que prestarão", concluiu.

No seu discurso, o diretor-geral do IBC deixou uma mensagem de confiança aos novos profissionais e os orientou a traçar um plano estratégico para as respectivas carreiras.  "O dia de hoje é consequência de um sonho sonhado em conjunto - por nós do IBC, pelos seus familiares, por vocês.  Cada etapa que termina, na verdade dá início a outra.  Para seguirmos adiante, temos que continuar sonhando e acreditando em nós mesmos.  Não deixem que ninguém os impeça de realizar seus sonhos", concluiu João Ricardo.

O curso

O curso Técnico em Massoterapia é oferecido desde 2013,  pelo Instituto Benjamin Constant, em convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) nas modalidades concomitante e subsequente ­­– ou seja, para pessoas que estejam cursando ou que já tenham concluído o  ensino médio e que sejam deficientes visuais. O curso também é aberto a quem apresentar o documento de inscrição no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou em outros exames similares oferecidos pelos sistemas estaduais de ensino.

A seleção é feita por meio de processo seletivo, que consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha, com 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Ciências Naturais, Físicas e Biológicas.

Primeiro curso técnico oferecido a deficientes visuais no Brasil, o Curso Técnico em Massoterapia do IBC/IFRJ tem a duração de quatro períodos semestrais, acrescidos de estágio curricular supervisionado.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página