Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos fazem exibição de capoeira aos pais
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos fazem exibição de capoeira aos pais

O evento fez parte do Projeto Brincadeira de Angola desenvolvido pelo IBC e o Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE).

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 03h24
  • Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 11h53
imagem sem descrição.

A apresentação

O evento da tarde de ontem (13) aconteceu nos ambientes da Educação Infantil e contou com as presenças dos professores Paulo Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Educação (DED), e Ivan Finamore Araújo, supervisor do DED.

Coube a Joana Araújo, professora de música, explicar o projeto e as imagens em vídeo das atividades. Os professores  Dana Breda, João Paranhos e João Pedro Viola, do  Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE), entidade parceira no projeto, falaram sobre o trabalho que vêm desenvolvendo e como ele tem sido importante para o desenvolvimento motor e da musicalidade dos alunos.

Na segunda etapa da apresentação, já no Parquinho da Educação Infantil, os alunos realizaram o desafio de reproduzir o batuque do atabaque da professora Dana, com seus bastões de madeira, uma experiência de maculelê adaptada. Na sequência, com o auxílio de sua sanfona, Joana conduziu os alunos nos cantos, coreografias e batucadas.

Os professores do IBCE comandaram uma aula repleta de cantigas e movimentos presentes na capoeira. Em uma das atividades, os alunos tinham que interpretar canções infantis, reproduzindo os movimentos dos animais citados nas letras, rastejando, rolando, saltando, engatinhando ao ritmo do pandeiro, berimbau e atabaque. 

O Projeto

Brincadeira de Angola é um projeto que visa desenvolver, além das habilidades motoras e físicas para jogar a capoeira, a musicalidade, a autoestima e a formação cultural das crianças.

As aulas ocorrem uma vez por semana com alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Com início em 2017, a ampliação do atendimento para o Ensino Fundamental foi consequência da progressão escolar dos primeiros alunos contemplados.

Pedro Henrique é um dos alunos do Ensino Fundamental que participa desde 2017 do projeto. A mãe, Patrícia Austreliano, contou que Pedro Henrique “coloca todos lá em casa para jogarem capoeira com ele, todos os dias! Na brincadeira ele aprende sobre o seu corpo e os movimentos. Fora a alegria e a espontaneidade que aumentaram.”

capoeira3 

   A Equipe

   Na foto: João Pedro Viola, João Paranhos, Luciana Bernardo, Joana Araújo e Dana Breda. 

     

registrado em:
Assunto(s): IBC , DED , Educação Infantil , Capoeira
Fim do conteúdo da página