Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor-geral do IBC participa da reabertura dos trabalhos da Comissão Brasileira de Braille
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor-geral do IBC participa da reabertura dos trabalhos da Comissão Brasileira de Braille

A reunião da CBB foi realizada na segunda e terça-feira (20 e 21) , em Brasília. 

  • Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 13h20
  • Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 09h03
imagem sem descrição.

Nela, foram discutidas as metas para este ano, como a finalização e impressão das grafias braille de química e de língua portuguesa, além  das Normas Técnicas para o Sistema Braille.   

O encontro foi presidido pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação,  Ivana de Siqueira, e teve os trabalhos conduzidos pela diretora de Políticas de Educação Especial, Patrícia Raposo.

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, participou da reunião ao lado ao lado de representantes regionais dos Centros de Apoio Pedagógico (CAPs) e da Organização Nacional dos Cegos no Brasil (ONCB).

A titular da Secadi defendeu a necessidade de revitalização dos CAPs através da oferta de cursos de formação e do fortalecimento de uma política de desenvolvimento de material em rede para que as necessidades dos usuários possam ser mais bem atendidas. Ivana ressaltou a importância estratégica do IBC e falou da importância em  fortalecê-lo  como centro de referência na área da deficiência visual para que haja uma melhoria do atendimento às pessoas cegas e com baixa visão em todo o País.

Durante o evento, o diretor do IBC encaminhou os pedidos de formação dos profissionais dos CAPs e reuniu-se com profissionais da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec)  para retomar as negociações para continuidade do Programa Capacita Brasil, desta vez com maior parceria da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica.

No encerramento do evento, o ministro da Educação, José Mendonça Filho dirigiu-se especialmente ao IBC,  reconhecendo seu papel estratégico para o desenvolvimento de uma política voltada ao atendimento e inclusão das pessoas com deficiência visual.  O ministro acenou com  a possibilidade de uma visita ao Instituto, em breve, juntamente com a secretária da Secadi.

registrado em:
Fim do conteúdo da página