Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mudança de nome
Início do conteúdo da página
Notícias

Mudança de nome

 NAIT é a sigla de  Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho — um serviço criado pelo IBC para contribuir com a retomada da vida laboral  das pessoas cegas e com baixa visão. 

  • Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 16h09
  • Última atualização em Sábado, 20 de Março de 2021, 15h27
descrição: cartaz tendo do lado esquerdo uma foto de dois homens examinando a perna de um terceiro, deitado sobre uma maca, cuja parte de cima do corpo praticamente não aparece.  Um quarto homem observa a cena, de costas para a câmera.  Ao lado esquerdo, no topo, sobre fundo azul escuro, o emblema do IBC.  No meio, sobre fundo azul claro, os dizeres, em letras brancas: "O Nucape agora é NAIT, mas o compromisso com a inclusão da pessoa com deficiência visual continua o mesmo", abaixo, sobre fundo azul escuro e letras brancas: "trabalhador, envie seu currículo; empresário, procure aqui seu próximo colaborador.
No momento, por causa da pandemia, todos os cursos do NAIT estão suspensos.

 De acordo com coordenadora do serviço, Sônia Rocha, a mudança do nome do núcleo de Núcleo de Capacitação e Empregabilidade (Nucape) para Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)  representa uma mudança de referencial que tem sido abordada nos últimos anos.  

"Romeu Sassaki, pesquisador reconhecido na área de inclusão na educação e no trabalho, nos lembra que a terminologia correta é especialmente importante quando abordamos assuntos tradicionalmente eivados de preconceitos, estigmas e estereótipos, não sendo mera questão de semântica.

"Os termos “capacitação” e “empregabilidade” carregam na história de seu uso a responsabilização dos indivíduos pelo estabelecimento de estratégias capazes de colocá-los no mercado, justificando o desemprego por uma “suposta” falta de capacidade e preparação para assumirem e acompanharem as exigências do mundo do trabalho", explica Sônia.  

Segundo ela,  o termo “capacitismo” tem sido usado para se referir ao preconceito com as pessoas com deficiência, da mesma forma que existe o racismo, machismo, o sexismo e diversas outras formas de opressão.  "O Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho acredita na capacidade de todas as pessoas e entende o trabalho como fundamental para a construção da subjetividade humana", completou.

O NAIT está ligado à Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).  Para mais informações, acesse a página do serviço.

registrado em:
Fim do conteúdo da página