Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do IBC se reúne com cúpula do MEC
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor do IBC se reúne com cúpula do MEC

Na pauta das reuniões, destaque para a criação de novos cursos e a retomada das cirurgias oftalmológicas

  • Publicado: Domingo, 19 de Junho de 2016, 21h00
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 11h11

 Acompanhado pelo chefe do Serviço Oftalmológico e pelo coordenador da Residência Médica do Instituto, os médicos Rogério Neurauter e Abelardo Couto Júnior, o diretor do Instituto Benjamin Constant, João Ricardo Melo Figueiredo participou de três reuniões no Ministério da Educação na semana passada. Segundo ele, o resultado da missão não poderia ter sido mais positivo.

“Esta foi a primeira vez em que tive acesso às secretarias e ao próprio gabinete do ministro em um ano e meio de gestão”, relatou o diretor, que disse perceber uma evolução na percepção da grande potencial na participação do IBC nas políticas de inclusão de pessoas com deficiência.

A reunião da terça-feira (14) foi com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcos Antônio Viegas. O assunto foi a sistematização do Capacita Brasil como um programa do IBC , realizado em parceria com a Secretaria, atendendo também as redes estaduais e municipais de educação. Ficou decidido que o IBC e a Setec já vão começar a trabalhar no cronograma de execução do Programa para 2017.

Nesse encontro foi discutida também a verticalização do ensino no IBC, aproximando-o gradativamente dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, nos mesmos moldes do processo implantado no Colégio Pedro II, também no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (15) à tarde, os representantes do IBC foram recebidos pela nova equipe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A secretária Ivana de Siqueira se comprometeu a estreitar os laços com o Instituto Benjamin Constant para que ele consiga exercer sua função regimental de subsidiar a política relacionada à educação especial.

À noite, a reunião foi no gabinete do ministro José Mendonça Bezerra Filho, que recebeu a equipe do IBC, manifestando apreço pela instituição, delegando a seguir a condução da pauta ao secretário de Ensino Superior, Paulo Barone. “Saímos de lá com a ótima notícia de que a Sesu irá encampar a luta pela criação do nosso primeiro curso de mestrado”, informou o diretor.

Cirurgias oftalmológicas

Na reunião com o representante do ministro foi discutida também a retomada das cirurgias oftalmológicas, paralisadas no dia 15 de março diante da ação do Ministério Público contra a cobrança de quaisquer taxas para os usuários. Ficou acertado o reenvio de toda a documentação que já havia sido enviada à Secretaria Executiva do MEC, ainda no governo anterior, para agilizar a contratação em caráter emergencial de médicos anestesistas e técnicos ortoptistas.

“Já nesta segunda-feira (20), nós iremos reenviar os documentos solicitados pelo MEC”, informou o diretor do IBC, que garantiu que a Instituição está se esforçando ao máximo para que os serviços de saúde sejam normalizados o mais rapidamente possível.

registrado em:
Assunto(s): Reunião em Brasília
Fim do conteúdo da página