Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEaD promove live sobre o paradesporto no IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

CEaD promove live sobre o paradesporto no IBC

Os convidados do evento desta quarta-feira são reconhecidos no Brasil pelo trabalho que realizam na inclusão das pessoas com deficiência visual no esporte de alto rendimento.

  • Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 11h30
  • Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 12h39
Descrição da imagem: cartaz de cor cinza. Acima, centralizado, logos do GPTec IBC, da CEaD IBC - Coordenação de Educação a distância e do Instituto Benjamin Constant. Abaixo, em letras pretas: A trajetória do paradesporto no Instituto Benjamin Constant. Foto do rosto dos participantes Antonio João Menescal Conde, Carmelino Souza Vieira e Paulo Sérgio de Miranda (professores aposentados do IBC) e do mediador Fábio Brandolin (professor do IBC). Live, 15 de julho, 16 horas (horário de Brasília), youtube.com/ceadibc.
A A Coordenação de Ensino a Distância está vinculada ao Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do IBC.

Antonio João Menescal Conde é graduado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especializações na área na mesma universidade e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  É professor aposentado de educação física e de orientação e mobilidade (OM) do IBC, onde atuou como coordenador das duas atividades e também como chefe de gabinete da Direção-Geral.  Fora do Instituto, ocupou os cargos de diretor-técnico, consultor e secretário-geral do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Confederação Brasileira de Desporto para Cegos (CBDC) e da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA). É  autor do livro Memória Paralímpica,

Paulo Sérgio de Miranda  é pós-graduado em educação física adaptada pelo Centro Nacional de Educação Especial (CENESP).  Professor aposentado do IBC, em 1988 foi escalado como técnico da seleção paralímpica brasileira de atletas com paralisia cerebral nas Paralímpíadas de Seul.  Foi também diretor-técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficientes – ANDE (2000 a 2007), técnico da seleção brasileira feminina de goalball (2010 a 2012) e coordenador técnico nacional dessa mesma modalidade esportiva (2013 a 2016).

Carmelino Souza Vieira é professor de educação física, mestre em educação especial (UERJ),  doutor em ciências da saúde (FIOCRUZ) e pós-doutor em políticas públicas e formação humana (UERJ), além de advogado.  O professor Carmelino também é aposentado do IBC, instituição que dirigiu entre os anos de 1994 e 2000, e em que atuou como professor e coordenador de educação física.  

Fabio Brandolin, o mediador da live, é professor de educação física no Instituto Benjamin Constant (IBC). Possui mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Atualmente,  é coordenador de esportes do IBC,  membro da comissão técnica de goalball do IBC,  técnico de goalball do Rio de Janeiro nas Paralimpíadas Escolares, além de fazer parte do grupo de pesquisadores do  Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página