Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ex-aluno do IBC assume a Secretaria Nacional de Justiça
Início do conteúdo da página
Notícias

Ex-aluno do IBC assume a Secretaria Nacional de Justiça

O advogado da União, Cláudio de Castro Panoeiro foi nomeado ontem (3) pelo ministro da Justiça, André Mendonça.

  • Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 11h55
  • Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 14h21
Foto do rosto de um homem moreno, de cabelos pretos curto e rosto barbeado,  de paletó e gravata.
Entre outras atribuições, a SNJ coordena, em parceria com os órgãos da administração pública, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

 

Cláudio tem 47 anos e nasceu em Três Rios, município do norte do estado do Rio de Janeiro, distante 125 km da capital.  Filho de um funcionário do Banco do Brasil, aos 12 anos morava no interior da Bahia quando a família decidiu enviá-lo de volta ao Rio para que, aos cuidados de uma tia, pudesse estudar no Instituto Benjamin Constant.  Na época ele já era praticamente cego e não encontrava na escola onde então estudava, o ambiente propício para aprender.  Assim, em 1984 ele ingressou na Instituição no 2º ano do ensino fundamental.

De acordo com uma de suas professoras e amiga, com quem mantém contato até hoje, Maria da Glória de Souza Almeida, ele sempre foi uma criança não apenas inteligente, como também muito estudiosa.  "Ele tinha essa característica de se entregar ao que fazia, de dar o seu melhor.  Era assim nos estudos e no esporte, chegando a participar de duas Paralimpíadas, a primeira como atleta da natação do IBC".

Cláudio estudou no IBC até 1990, quando foi para o Colégio Pedro II fazer o ensino médio.  Depois, graduou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fazendo o mestrado e o doutorado na Universidade de Salamanca, na Espanha.  Há nove anos prestou concurso para a Advocacia-Geral da União, onde conheceu e trabalhou com o atual ministro da Justiça, sendo chamado por ele nesta semana para integrar a nova equipe do Ministério. 

Casado, com um filho de cinco anos, o novo secretário nacional de Justiça se muda na próxima segunda-feira (8) para Brasília.  "Para nós, seus professores, é motivo de muito orgulho vermos que a nossa instituição contribuiu para que ele se transformasse num profissional competente, capaz de fazer um grande trabalho no cargo para o qual foi designado", concluiu Glorinha.

Mensagem em vídeo de Claudio Panoeiro para o I Fórum Instituto Benjamin Constant Trabalho e Deficiência Visual, realizado no dia 27 de abril de 2018.

registrado em:
Fim do conteúdo da página