Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de pesquisas apresentam trabalhos na IV Jornada Científica do CEPEQ, nesta quarta-feira
Início do conteúdo da página
Notícias

Grupos de pesquisas apresentam trabalhos na IV Jornada Científica do CEPEQ, nesta quarta-feira

 No evento, aconteceu o pré-lançamento do livro "A escol(h)a que somos: práticas e vivências pedagógicas em deficiência visual", já está disponível para download no site.

  • Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 14h42
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h07

Em sua quarta edição, o evento busca incentivar cada vez mais a participação de servidores do Instituto Benjamin Constant (IBC) na publicação de suas pesquisas voltadas à cegueira, à baixa visão, à surdocegueira e às deficiências múltiplas (com déficit visual associado), e foi realizado no Auditório Maestro Gurgulino. Na abertura, a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Elise de Melo Borba Ferreira, reforçou que "a pesquisa vem fundamentar todo o trabalho que é desenvolvido no Instituto, por isso é preciso que a gente motive essas ações, troque experiências e as transforme em conhecimento".

Em sua fala, o supervisor de Pesquisas e Publicações do DPPE, Luiz Paulo Braga, incentivou os pesquisadores com pesquisas cadastradas e em desenvolvimento no Instituto a submeterem seus artigos e integrarem o livro de publicação coletiva "Ciência em foco: o Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant", que está com Chamada aberta até o dia 2 de março de 2020. O livro será lançado no I Congresso Internacional do IBC (I CONIN - IBC), que acontecerá no segundo semestre do ano que vem.

 

Livro "A escol(h)a que somos: práticas e vivências pedagógicas em deficiência visual"

Logo após a abertura, foi realizado pré-lançamento do livro organizado pela Fabiana Alvarenga Rangel e Marcia de Oliveira Gomes. Ao todo, 18 autores publicaram artigos que são resultados de oficinas realizadas como atividades complementares com alunos do Instituto, durante as tardes do ano letivo.

Foi com a I Jornada Pedagógica do Departamento de Educação do IBC que surgiu a ideia do livro. No evento, foram apresentados resultados e práticas vivenciadas durante as oficinas, trazendo propostas inovadoras e consistentes a serem debatidas e incorporadas às práticas pedagógicas no Instituto. Então, para valorizar todo o trabalho desenvolvido veio o livro "A escol(h)a que somos: práticas e vivências pedagógicas em deficiência visual", apenas em formato de e-book.

O lançamento oficial será em fevereiro de 2020, mas já pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

 

Capa livro

A capa é composta por desenhos de alunos do Ensino Fundamental I e II do IBC.

 

 

Programação da IV Jornada Científica

Durante todo o dia de hoje (11), a programação conta com a apresentações dos grupos de pesquisa:

 

  • "Trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do Instituto Benjamin Constant"
  • "Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual"
  • "BioQuimMat: conhecimentos científicos ao alcance das mãos"
  • "Recursos multissensoriais e tecnológicos aplicados nas ciências da natureza e suas tecnologias"
  • "Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA)"
  • "Cotidianos escolares e educação especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI)"
  • Pesquisadora Bárbara Braga Wepler
  • "Grupo de Pesquisa em Tecnologias educacionais e Tecnologia assistiva na deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla (GPTec)"
  • "Grupo de Estudos e Pesquisas na Surdocegueira (GPESC)"
  • "Alfabetização e deficiência visual"
  • "Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos"
  • "Inter-relações entre corpo, deficiência visual/surdocegueira, expressão e arte"
  • "Grupo de Estudos e Pesquisa em educação e educação física na deficiência visual"
  • "Grupo de Estudos e Pesquisa de orientação e mobilidade"

 

Conheça mais sobre o CEPEQ

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página