Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação > Educação Superior > Pós-Stricto > Linhas de pesquisa e corpo docente
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa e corpo docente

Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 10h48 | Última atualização em Sábado, 03 de Outubro de 2020, 07h57 | Acessos: 1276

Links relacionados:

O Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant oferece duas linhas de pesquisa, que congregam 15 projetos em andamento e  17 professores vinculados.

 

 

______________________________________________

Linha 1 – Corpo, subjetividades, cognição e linguagens

Esta linha de pesquisa abrange estudos dedicados ao corpo e suas representações sociais, à subjetividade dos corpos, aos modos e meios como o corpo estrutura a psicomotricidade, a cognição e como desenvolve diferentes linguagens (gestos, expressões corporais e poéticas, língua, arte e literatura). Abrange também estudos que envolvam o corpo fisiológico no tocante aos fatores que interferem no desenvolvimento cognitivo e psicopedagógico em pessoas com deficiência visual. Contempla a temática do esporte, suas manifestações culturais e sociais, e o desenvolvimento de suas práticas e subjetividades voltadas para a pessoa com deficiência visual. Considera ainda estudos que abordem a aquisição e desenvolvimento de linguagem e de língua da pessoa com deficiência visual nas modalidades oral e escrita, o processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura, valorizando a leitura e a escrita em seus aspectos socioculturais e linguístico-expressivos, assim como as diferentes linguagens artísticas.

Docentes vinculados a essa Linha de Pesquisa:

  • Fabiana Alvarenga Rangel
    D.Sc. UFES, 2012
    Departamento de Educação, IBC
    e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.R
    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4001137600317836

  • Talita Adão Perini de Oliveira.
    D.Sc. UFRJ, 2017
    Departamento de Educação, IBC
    e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1957134887029024

 

Projetos em andamento nesta linha de pesquisa

1) A linguística cognitiva e o desenvolvimento de modelos conceituais em falantes com baixa visão. 

Coordenador: João Ricardo Melo Figueiredo

2) A produção de materiais didáticos de língua portuguesa para alunos com deficiência visual do ensino fundamental II

Coordenadora: Marcia de Oliveira Gomes


3) A relação entre ensino e saúde na deficiência visual

Coordenador: Abelardo de Souza Couto Júnior

 
4) A brincadeira simbólica no desenvolvimento da criança cega e com baixa visão

Coordenadora: Fabiana Alvarenga Rangel

 
5) Avaliação do perfil social, educacional, de saúde e desportivo de alunos cegos ou com baixa visão.

Coordenador: Fábio Brandolin

 
6) Corpo, deficiência visual e surdocegueira na escola

Coordenadora: Arheta Ferreira de Andrade

7) Deficiência visual, cultura popular e infância

Coordenadora: Arheta Ferreira de Andrade

 
8) Motricidade Humana na deficiência visual: estimulação precoce, esporte, saúde e qualidade de vida

Coordenador: Glauber Lameira de Oliveira e Talita Adão Perini de Oliveira.

 

 

Linha 2 – Saberes e práticas docentes no ensino de pessoas com deficiência visual

Esta linha envolve estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de estratégias, recursos, práticas avaliativas e processos de ensino-aprendizagem que privilegiem as especificidades dos alunos com deficiência visual; busca o aprofundamento em temas concernentes aos saberes e competências docentes voltados para a educação especial e inclusiva; investiga estratégias de adaptações curriculares que respeitem a diversidade, buscando oferecer ao aluno com deficiência visual condições de igualdade; contempla a produção e adaptação de materiais e de ferramentas didáticas em diferentes mídias e modalidades, buscando explorar a multisensorialidade; investiga recursos de acessibilidade, tecnologia digital e tecnologia assistiva como ferramentas pedagógicas e de inclusão social, e também estuda as políticas públicas de inclusão e de educação especial voltadas para a autonomia e afirmação da pessoa com deficiência visual.

Docentes vinculados a essa linha de pesquisa

  • Naiara Miranda Rust
    D.Sc. UFRJ, 2012
    Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, IBC
    e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952708163501047

  • Vagner Santos da Cruz.
    D.Sc. UFRJ, 2018
    Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, IBC
    e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0180801582747032


Projetos em andamento nesta linha de pesquisa


1) Aspectos cognitivos e linguísticos na adaptação de livros didáticos e paradidáticos

Coordenadora: Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima e Fernando da Costa Ferreira

 
2) Aspectos do desenvolvimento da produção científica em deficiência visual entre os anos de 1990 e 2016

Coordenadora: Fabiana Alvarenga Rangel


3) A física em maquetes

Coordenadora: Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima


4) Desenvolvimento de recursos didáticos e metodológicos de ciências para o ensino de alunos com deficiência visual

Coordenadora: Naiara Miranda Rust

 
5) Da instituição especializada para a rede regular de ensino: o processo de inclusão de alunos (as) cegos (as), surdocegos (as) e com baixa visão na escola comum

Coordenadora: Fabiana Alvarenga Rangel


6) Escola de Inclusão LABS-STEAM

Coordenadora: Cristina Maria Carvalho Delou

 
7) Geotecnologias como subsídio a prática de ensino de geografia para alunos com deficiência visual

Coordenador: Robson Lopes de Freitas Junior


8) O uso de tecnologia na deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla

Coordenadora: Bianca Della Líbera da Silva


9) Recursos multissensoriais e tecnológicos para deficientes visuais

Coordenador: Vagner Santos da Cruz

Fim do conteúdo da página