Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos científicos > Lançamento de livro
Início do conteúdo da página

Lançamento de livro

Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 14h13 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 20h36 | Acessos: 327
imagem sem descrição.

Lançamento do livro "Educação Física e Questões Curriculares"

de: Arlindo Fernando e Renata Osborne

Dia: 3 de outubro de 2018

Hora: 16h30

Local: Auditório Maestro Gurgulino de Souza (sala 251)

 

SINOPSE 

 

Resultado de um trabalho coletivo de professores e pesquisadores, o livro Educação Física Escolar e questões curriculares, organizado pelos professores Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior e Renata Osborne, busca apresentar conhecimentos sobre a relação do currículo e a Educação Física no cotidiano escolar, refletindo, de forma crítica, sobre a formação humanista, integral, crítica e transformadora nas aulas de Educação Física. Os 12 capítulos discutem questões atuais e necessárias para construção de um pensamento crítico em relação ao poder do currículo nas aulas e, consequentemente, na formação humana.

Nesse sentido, os autores apresentam e discutem questões sobre os conceitos e definições de currículo e suas relações de poder nas construções das aulas de Educação Física, a relação entre tecnologia e currículo, a violência presente nos cotidianos escolares, as estratégias pedagógicas, a avaliação da aprendizagem, os conteúdos, o gênero e a construção das identidades, o planejamento participativo, entre outras temáticas que se relacionam ao currículo da Educação Física Escolar.

Os autores tecem seus textos com liberdade de pensamento, dialogando com autores clássicos e contemporâneos na busca de uma Educação Física Escolar flexível, democrática e participativa, que leve em consideração as diferenças culturais e sociais presentes na escola, valorizando as características e potencialidades únicas de cada aluno. Nesse sentido, o livro destina-se a professores e estudantes de Educação Física buscando contribuir para uma prática pedagógica que vise à uma formação cidadã ética, digna e igualitária.

 Os autores:
 
O professorArlindo Fernando é especialista em Docência no Ensino Básico e Superior, EFE, Educação Tecnológica, Inclusão e em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD; mestre em Ciências da Educação Física; doutorando em Educacão pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professor do Instituto Benjamin Constant.

A professora Renata Osborne  é  mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutora em Liderança Educacional pela Florida Atlantic University. Atualmente é professora titular do Mestrado em Ciencias da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira.
Fim do conteúdo da página