Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágios > Procedimentos para cadastro de estagiários (estágio obrigatório)
Início do conteúdo da página

Procedimentos para cadastro de estagiários (estágio obrigatório)

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 16h13 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 17h00 | Acessos: 1130

Para atuação na instituição, o estudante deve ter seu cadastro previamente registrado na Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) verificando, antes de mais nada, se a instituição de ensino que frequenta tem convênio com o IBC (para ver a lista de instituições conveniadas, clique aqui). 

Se a instituição de ensino do estudante for conveniada ao IBC, ele deve certificar-se de que há vaga para estagiário na área desejada, clicando no link áreas de atuação.  Caso haja,  ele deve agendar entrevista diretamente com o supervisor, por meio do telefone ou e-mail informado.

Cabe ao supervisor informar ao estudante se possui ou não o perfil para a vaga, assim como combinar dias e horários de atuação, observando o horário de funcionamento do IBC. Uma vez aprovado na entrevista, o estudante deve providenciar junto a sua instituição de ensino a documentação abaixo:

  • Três vias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) devidamente assinadas pelo responsável pelo setor de estágios da instituição de ensino e pelo estagiário. O Termo deverá conter obrigatoriamente as informações do seguro (nome da seguradora e número da apólice), cobrindo o tempo integral de atuação do estagiário no IBC, além de outras informações apresentadas na Orientação Normativa nº 02/2016;

  • Plano de Atividades de estágio devidamente assinado pelo responsável do setor de estágios da instituição de ensino e pelo estagiário;

  • Carta de Apresentação para estágio obrigatório, devidamente assinada pelo responsável do setor de estágios da instituição de ensino.

Atenção: Para cadastro, o estudante deve entregar os documentos acima relacionados, além de uma cópia do documento de identificação e uma foto 3x4 ao supervisor do IBC, antes de iniciar suas atividades no IBC. A DEA somente realizará o cadastro mediante recebimento da documentação completa e corretamente preenchida.

Ao supervisor, cabe encaminhar a documentação acima mencionada, juntamente com a Ficha de Apresentação do(a) Estudante, devidamente preenchida e assinada nos campos indicados em prazo hábil para tramitação da documentação. O supervisor deve assinar e recolher as demais assinaturas na Ficha de Apresentação, ficando sob responsabilidade da DEA o recolhimento da assinatura da Direção-Geral no TCE.

Solicita-se o mínimo de cinco dias úteis entre a data de encaminhamento dos documentos à DEA e a data de início das atividades do estágio (data de início da vigência).

Ao concluir o procedimento de cadastro, a DEA enviará ao setor de atuação, aos cuidados do supervisor, um documento confirmando o cadastro do estudante, a folha de frequência e o Termo de Realização de Estágio, além do crachá de identificação, obrigatório para acesso e circulação na instituição.

Caso no TCE conste vigência superior a 6 (seis) meses, a DEA enviará ainda um formulário correspondente ao Relatório de Atividades de Estágio.

Declaração

Para emissão da Declaração de Conclusão de Estágio, o supervisor deve, ao final do prazo de vigência do TCE, enviar à DEA os seguintes documentos, todos devidamente preenchidos e assinados pelo estagiário e pelo supervisor:

  • Formulário(s) de frequência;
  • Termo de Realização de Estágio;
  • Relatório de Atividades (se for o caso);
  • Crachá de identificação / acesso à instituição;
  • A DEA tem o prazo de cinco dias úteis, após recebimento da documentação, para emitir a declaração.

Em caso de dúvidas, a equipe da DEA está à disposição.

Desejamos sucesso a todos em suas atividades!

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página