Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino Superior > Stricto Sensu
Início do conteúdo da página

Stricto Sensu

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 09h37 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 11h36 | Acessos: 80

Links relacionados:

 

As atividades do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual (MEPDV) do Instituto Benjamin Constant (IBC) abrangem estudos, pesquisas e a integração dos saberes e práticas pedagógicas para formação profissional e acadêmica em educação especial e inclusiva.

As propostas e os regulamentos do curso estão sendo escritos pela equipe da Coordenação de Cursos de Pós-Graduacão, ligada ao  Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.  O trabalho será incluído na Plataforma Sucupira, da Capes, no próximo mês de maio. A previsão da Direção-Geral do IBC é de que até final de 2021 o primeiro edital de seleção de mestrandos seja publicado. 

__________________________________________

ATENÇÃO, PROFESSORES DO IBC:

 

CONVOCAÇÃO INTERNA DE PRÉ-CREDENCIAMENTO PARA INTEGRAR A PROPOSTA DO CURSO DE MESTRADO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

 

O Instituto Benjamin Constant, buscando ampliar suas competências como instituição de referência no ensino de pessoas com deficiência visual, convoca seus docentes para integrarem a proposta do curso de Mestrado em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual (MEPDV), modalidade profissional.

O processo consiste em uma etapa prévia de credenciamento em que serão analisados os perfis dos docentes da instituição e sua adequação à proposta do Mestrado em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual (MEPDV), não havendo nenhum tipo de classificação.

Também será verificada a relevância dos projetos de pesquisa e sugestões de disciplinas para inserção na proposta do curso, levando em consideração as demandas do MEPDV.

Poderão se inscrever no processo de pré-credenciamento os docentes que atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

  • possuir título de Doutor obtido em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo MEC; 

  • ter pelo menos 5 (cinco) produções intelectuais na temática da deficiência visual nos últimos 4 (quatro) anos; 

  • Currículo Lattes 
atualizado;
  • comprometer-se a dedicar o mínimo de 12 (doze) horas semanais em 
atividades de ensino, pesquisa e orientação do MEPDV;
  • comprometer-se a ter um nível adequado de produção intelectual na temática da deficiência visual durante a proposta e após o funcionamento do curso, de acordo com as exigências da CAPES; 

  • comprometer-se a atuar nos demais níveis de ensino do Instituto Benjamin Constant.

Os docentes interessados em participar do Curso de Mestrado em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual, do Programa Pós-Graduação em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual, devem entregar, ao DPPE, até do dia 12 de março de 2019,  a documentação abaixo:

  • carta de intenções (texto de aproximadamente uma página com as intenções e expectativas futuras em relação ao curso em termos pessoais e institucionais. De que forma sua participação contribuirá para o desenvolvimento do curso/instituição). 

  • formulário de solicitação de pré-credenciamento preenchido;
  • cópia dos documentos comprobatórios da produção intelectual;
  • 
cópia do diploma de doutorado, emitido por programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação ou no exterior. 


Anexos à convocação: 

Para obter maiores informações enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Consulte também o manual e  os requisitos para apresentação de propostas de cursos novos (apcn) da Capes/Ministério da Educação.

 

 

Fim do conteúdo da página