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Pós-Graduação Stricto Sensu

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 09h37 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 18h59 | Acessos: 2973

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O curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual tem como objetivo geral fornecer aos mestrandos elementos para o desenvolvimento de uma formação sólida, abrangente e profunda no que se refere às problemáticas e desafios do ensino de pessoas com DV, observando seus aspectos pedagógicos, psicossociais, culturais, esportivos e anátomo-fisiológicos. Além disso, propõe-se a desenvolver uma visão crítica dos fundamentos conceituais, históricos, epistemológicos e de suas tecnologias (especialmente as assistivas), bem como instrumentos metodológicos que permitam aplicar esses saberes à produção técnico-científica de qualidade na área.

A bagagem de conhecimento adquirida pela instituição ao longo desses quase dois séculos de atividades voltadas a pessoas com deficiência visual, pode contribuir muito com a propagação desse conhecimento, já que se espera receber profissionais de todas as regiões do país. Espera-se que esses profissionais egressos do curso sejam canais de interlocução da causa da deficiência visual promovendo meios de inclusão das pessoas com esta condição.

 

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual:

I – capacitar docentes e profissionais da Educação a desenvolverem estudos, práticas e pesquisas para o ensino de pessoas com DV;

II – possibilitar o desenvolvimento, a produção e/ou adaptação de materiais e métodos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com DV;

III – preparar profissionais para o desenvolvimento e utilização de tecnologias como recursos de acessibilidade para o ensino de pessoas com DV;

IV – correlacionar estudos e pesquisas dos diferentes profissionais de saúde e Educação para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com DV, por meio da prevenção e tratamento da cegueira, promoção da saúde e qualidade de vida;

V – incentivar a criação de grupos de pesquisa e fomentar a formação continuada de profissionais da Educação, buscando seu aperfeiçoamento dentro da área de interesse do curso.

 

Estrutura acadêmica

* Em construção 

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