Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Superior
Início do conteúdo da página

Educação Superior

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 09h36 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 10h58 | Acessos: 2780

Links relacionados:

 

A mudança do Regimento Interno do IBC, oficializada no dia 3 de abril de 2018, passou a permitir que a Instituicão pudesse finalmente ampliar sua atuação acadêmica oferecendo cursos de pós-graduacão stricto sensu e lato sensu na sua especialidade, a educação especializada na área da deficiência visual.  

Com seus 164 anos de existência, o IBC se consolidou como referência nas questões não só ligadas à educação propedêutica propriamente dita de crianças e adolescentes com deficiência visual, mas também ao ensino de técnicas e práticas fundamentais para que os alunos da instituicão adquiram a autonomia necessária à inclusão de forma efetiva na sociedade — em especial, no mundo do trabalho.  

Por isso, a equipe do recém-criado Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão vem trabalhando intensamente na implantação tanto do seu Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Pessoas com Deficiência Visual, quanto na formatação  de cursos de especialização também nessa área.

A oferta de pós-graduação stricto sensu depende da submissão do(s) projeto(s) de curso(s) do IBC à  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que deve acontecer em maio desse ano.  A avaliação da proposta pelo Ministério da Educação pode levar de um a dois anos.  Caso o curso seja aprovado, o IBC terá até dois anos para iniciar suas atividades.

De acordo com o Artigo 2º, inciso IV da  Resolução nº1/2018 do MEC,  os cursos de especialização poderão ser oferecidos por instituições que desenvolvam pesquisas científicas e/ou tecnológicas, possibilitando ao IBC o oferecimento de cursos lato sensu. Entretanto, a direcão do Instituto aguarda a publicação das orientações sobre o cadastramento no E-MEC para solicitar o credenciamento da Instituição e de seus cursos de pós-graduacão lato sensu.  O primeiro deles deverá ser o de Especialização no Ensino de Geografia a Alunos com Deficiência Visual — proposto pelos professores que lecionam esta disciplina no ensino fundamental do Instituto.

Ao longo do processo de instalação dos cursos superiores de pós-graduação, todas as informações relativas a eles serão compartilhadas nas áreas específicas criadas para os cursos lato sensu e stricto sensu.

 

____________________________________________________

Coordenação de Cursos de Pós-Graduação

Coordenadora – Naiara Miranda Rust
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página