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Educação Básica

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 10h31 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 16h43 | Acessos: 4245

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A Educação Básica corresponde aos 17 primeiros anos de escolaridade dos estudantes brasileiros. É subdividida em três etapas: a Educação Infantil e os ensinos Fundamental e Médio. Através dela, busca-se assegurar ao educando a formação indispensável ao exercício da cidadania, o que inclui o acesso ao mundo do trabalho e a possibilidade de progredir nos estudos posteriores através do Ensino Superior.

A atuação do IBC no âmbito da Educação Básica Especial

A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais.

A Educação Especial perpassa transversalmente todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Esta modalidade de educação é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio colocados à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.

O Instituto Benjamin Constant é uma instituição dedicada à Educação Especial de pessoas cegas, surdocegas e com baixa visão que oferece as duas primeiras etapas da Educação Básica – a Educação Infantil, para crianças de 0 a 5 anos de idade, e o Ensino Fundamental, para crianças de 6 a 14 anos.

Os três primeiros anos da Educação Infantil que nas escolas regulares são oferecidos pelas creches, são dedicados, no IBC, à Educação Precoce. É nessa etapa que as crianças são despertadas para o mundo através da aquisição da marcha, da linguagem e o início de sua socialização; nos outros dois ano, elas aprendem a utilizar da melhor maneira possível seus sentidos remanescentes para que consigam progredir na vida escolar.

No Ensino Fundamental, também dividido em dois segmentos, o educando cumpre o currículo normal, sendo apoiado pelos mecanismos especializados, dentro das técnicas e metas próprias da educação especializada que atende à cegueira, surdocegueira e à baixa visão.

Com exceção dos três anos iniciais da Educação Infantil, todos os demais alunos do IBC, do jardim de infância ao 9º ano, são atendidos em horário integral. Destes alunos, cerca de 40%, por razões sociais e econômicas, são internos, tendo saída somente nos finais de semana.

Esporte

Desde a sua criação, o Instituto Benjamin Constant tem como uma de suas prioridades incentivar as atividades de esporte, por entender que elas são fundamentais para o desenvolvimento integral de seus alunos, aumentando o potencial de experimentação corporal e de aquisição de conceitos básicos.

A prática da educação física desenvolve a autoconfiança e a autoestima, além de promover o desenvolvimento motor adequado e a interação social. A partir dela, as crianças e adolescentes do IBC têm a oportunidade de entrar no mundo do paradesporto com a assistência de profissionais capacitados não só

nas modalidades esportivas oferecidas como também no atendimento especializado a alunos com deficiências visuais.

O resultado desse trabalho de apoio ao esporte de alto rendimento se reflete nos excelentes desempenhos dos atletas da instituições em campeonatos nacionais e internacionais, incluindo as paralimpíadas.


As instalações para a prática da educação física e de esportes compreendem duas piscinas, quadra poliesportiva, área de luta para o judô, aparelhagem de musculação, salão de ginástica e de goalball, sala de dança, sala de recreação, pista de atletismo e campo de futebol.

Educação musical

A educação musical faz parte da formação do aluno do IBC desde o jardim de infância, ampliando, qualitativa e quantitativamente, as experiências sensoriais afetivas e cognitivas.

No ensino fundamental, a educação musical atua como um espaço para a sondagem de aptidões na área, promovendo a equiparação de seus cursos com aqueles das escolas da rede não-especializada, através das seguintes atividades:
iniciação musical, musicalização, teoria e solfejo, teclado ,instrumentos de corda e sopro e canto coral.

O Instituto Benjamin Constant possui um coral de expressivo conceito, formado por alunos, reabilitandos, ex-alunos, professores e funcionários. O primeiro CD com gravações exclusivas do Coral do IBC foi lançado na semana comemorativa dos 142 anos da instituição (setembro de 1996).

O IBC na estrutura do Ministério da Educacão

O Ministério da Educação (MEC) tem uma secretaria específica para tratar da Educação Básica. Porém, devido à sua especificidade como escola especializada e centro nacional de referência na área da deficiência visual, o Instituto Benjamin Constant, mesmo atuando na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é subordinado técnica e pedagogicamente à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e, administrativamente, à Secretaria Executiva do MEC.

No IBC, a oferta da Educação Básica é de responsabilidade do Departamento de Educação (DED), através de suas quatro divisões: de Ensino, de Assistência ao Educando (DAE), de Orientação Educacional, Psicológica e Fonoaudiológica (DOE) e de Atividades Culturais e de Lazer (DAL).

Departamento de Educação

 

 

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Conheça os principais documentos que norteiam a Educação Básica no Brasil:

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Diretrizes Curriculares Nacionais
- Plano Nacional de Educação
- Lei Brasileira de Inclusão

 

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