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Departamento de Educação (DED)

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 18h07 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 13h05 | Acessos: 497

encerramento ed infantil

O DED engloba as áreas de atendimento e escolarização, respondendo pelo processo ensino-apredizagem dos alunos cegos e com baixa visão. Todo o trabalho didático-pedagógico desenvolvido se apoia em metodologias e técnicas que levam em conta a forma peculiar com que as pessoas deficientes visuais apreendem a realidade. Trata-se, portanto, do departamento responsável pela parte pedagógica do IBC — instituição que funciona em regimes de semi-internato e externato, oferecendo educação infantil e ensino fundamental. 

O Plano Político-Pedagógico visa ao desenvolvimento global do educando, fornecendo a ele os meios para progredir em estudos posteriores, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e a entrada no mundo do trabalho. 

Para dar suporte à educação multifacetada que oferece a seus alunos, o DED conta com o suporte das Divisões de Ensino (DEN), de Assistência ao Educando (DAE), de Orientação Educacional, Psicológica e Fonoaudiológica (DOE) e de Atividades Culturais e de Lazer (DAL).

Diretor – Paulo Augusto da Costa Rodrigues
Telefones – (21) 3478-4447 ou (21)99712-2837
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Diretor-Substituto – Fabiana Rangel Alvarenga
Telefone – (21) 3478-4520
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Assistente– Regina Lúcia Silveira Martins
Telefone – (21) 3478-4495
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Divisões:

DEN

Divisão de Ensino

menino com livro ttil editadaSupervisiona o planejamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, partes integrantes da Educação Básica. O quadro docente é formado por profissionais deficientes visuais – cegos e de baixa visão – e videntes. Estão subordinadas à DEN sete coordenações.


A Coordenação de Educação Precoce atende a crianças cegas, de baixa visão e com deficiências múltiplas de zero a quatro anos de idade, com o objetivo de minorar os déficits nela instalados e prevenir outros no futuro. A equipe, multidisciplinar, é constituída por professores especializados, psicólogos e oftalmologistas, que planejam os programas individuais de atendimento às crianças e seus familiares. Tais programas, fundamentados em pesquisas e na experiência do IBC no campo da psicomotricidade e da educação visual perpassam as áreas da cognição, da linguagem e da competência social estimulando as crianças a interagir com o mundo


A Coordenação de Educação Infantil proporciona aos alunos da pré-escola um espaço educacional privilegiado para o seu desenvolvimento, possibilitando a formação de conceitos nas várias áreas do conhecimento humano, a organização, o cumprimento das regras sociais, o enfrentamento das limitações sensoriais e a construção positiva de sua auto-estima. Através de atividades próprias à faixa etária, como correr, pular e brincar com os mais diferentes objetos, as crianças são levadas a explorar texturas, aromas, paladares e sons, ampliando o seus repertórios comportamental, intelectual e socioafetivo.


Já o Ensino Fundamental é direcionado a estudantes de 7 a 14 anos de idade e fica a cargo de três coordenações: uma específica para o 1º ano, outra que se ocupa de toda a 1ª fase (até o 5º ano) e a última, responsável pelas turmas do 6ºao 9º anos. As turmas são organizadas segundo a condição visual e o nível de desenvolvimento do anulo, mas é a condição visual que determina a orientação metodológica para o processo de alfabetização que se realiza através do Sistema Braille ou do Sistema Comum de Tipo Ampliado.

O processo de alfabetização se desenvolve apoiado em vivências reais, mediante o manuseio de elementos concretos e recursos didático-pedagógicos especializados para que a formação dos conceitos ocorra com fidedignidade. Todos os elementos utilizados como recurso didático levam em consideração a condição visual do educando e os seus canais perceptivos.

Na medida em que o aluno avança em sua escolarização, intensificam-se as atividades nas áreas da Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária e da Educação Visual, a fim de que possa ele desembaraçar-se das situações sociais com desenvoltura e segurança.

Os avanços tecnológicos vêm abrindo novas possibilidades de participação social e educacional dos indivíduos com deficiência visual. Assim, desde 1994 que o Instituto Benjamin Constant, vem capacitando alunos e professores a operarem computadores com o auxílio de programas sintetizadores de voz ou de ampliação de tela. O sistema Operacional DOSVOX – desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – e o leitor de telas VIRTUAL VISION, Da Micropower – permitem que as pessoas cegas, utilizem programas e utilitários específicos, bem como o acesso a ferramentas normalmente usadas pelos videntes.

Os alunos que possuem deficiência visual associada à deficiência mental também têm no IBC um espaço de aprendizagem e de superação. Através do Programa Educacional Alternativo (PREA), cada criança ou jovem tem a oportunidade de progredir na escolarização, graças a uma metodologia pedagógica dinâmica que permite adaptações constantes no planejamento educacional.

 

Cultura e esporte

 

aula de msica editadaPara o IBC, A educação musical também faz parte da tradição da Instituição, desde a pré-escola, como um elemento formativo do futuro cidadão. É também um espaço para sondagem de aptidões, assumindo características de ensino profissionalizante. Longe do estereótipo de que a pessoa cega tem o dom natural para a música, o ensino musical do Instituto Benjamin Constant vem abrindo portas para a profissionalização do deficiente visual na sociedade.

 

 

piscina editadaAs atividades esportivas são fundamentais para o desenvolvimento geral da criança deficiente visual. Por isso, tanta importância é dada à educação física na Instituição, que oferece instalações adaptadas para a prática de diversos esportes. Duas piscinas aquecidas, quadra poliesportiva, área de luta para o judô, aparelhagem de musculação, salão de ginástica e de goalball, sala de dança, sala de recreação, pista de atletismo e campo de futebol compõem o complexo esportivo onde atletas – cegos e de baixa visão – se preparam para as competições nacionais e internacionais e superam seus limites.

 

Supervisora –Fabiana Rangel Alvarenga
Telefone – (21) 3478-4520
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Chefe– Rodrigo Agrellos da Costa
Telefone – (21) 3478-4493 ou (21) 3478-4532
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Coordenação de Estimulação Precoce
Coordenadores – Patrícia Soares de Pinho Gonçalves e Fausto Maiole Penello
Telefones – (21) 3478-4469
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Coordenação de Educação Infantil
Coordenadora – Adriana Maria Maia da Silveira
Telefone – (21) 35478-4468
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Coordenação do 1º Segmento do Ensino Fundamental
Coordenadora – Ivan Finamore Araújo e Jussara Costa de Almeida
Telefone – (21) 3478-4489
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Coordenação do 2º Segmento do Ensino Fundamental
Coordenadores – Márcia de Oliveira Gomes e Flávio Antônio de Souza França
Telefones – (21)3478-4499
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Coordenação do Programa Educacional Alternativo (PREA)
Coordenadora – Dayana Miranda dos Santos Bandeira
Telefone – (21) 3478-4528
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Coordenação de Educação Física
Coordenador – Ramon Pereira de Souza e Sérgio Henrique Almeida da Silva Júnior
Telefone – (21)3478-4482
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