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Educação Precoce

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 15h47 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 09h34 | Acessos: 1600

Público: Profissionais da área da educação 

Ementa: A importância da educação precoce como abordagem precursora ao processo da educação infantil. A influência da visão no desenvolvimento infantil, destacando a educação precoce como intervenção fundamental no processo de desenvolvimento das crianças com deficiência visual, sua conceituação, objetivos, fundamentação, recursos e procedimentos educacionais adequados. A influência da deficiência visual no desenvolvimento global da criança destacando a relevância da educação precoce com foco educacional na atuação de professoras para a prevenção de desvios, ressaltando os aspectos biopsicossociais e o envolvimento da família.

Carga horária total: 40 horas/aula

Pré-requisitos: não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 05 a 09/06/2017.

Horário: de segunda a quinta-feira das 8 h às 17 h e sexta-feira das 8 h às 11:30 h.

Período de pré-inscrição: de 13/03 a 07/04/2017.

Documentos Obrigatórios: 
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de curso de graduação na área da educação;
Se for o caso, comprovação de vínculo com instituição pública. 
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula)

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 80% e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.

Professora: Maria Rita Campello Rodrigues e Patrícia Soares de Pinho Gonçalves

Breve currículo:

Maria Rita Campello Rodrigues – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013); Mestre em “Ciência da Motricidade Humana” pela Universidade Castelo Branco (UCB, 2005); graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU, 1978) e em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, 1999); com especialização em Estimulação Precoce pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984), em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2002) e na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC, 1982); professora do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 1982, tendo implantado o serviço de Estimulação Precoce para crianças com deficiência visual, onde atuou e coordenou por 25 anos. Foi membro da equipe da Coordenação de Baixa Visão desde a sua criação em 1990 até 2010 e, desde 1987 é professora atuante nos cursos de especialização promovidos pelo IBC para capacitação de professores nas disciplinas de Educação Precoce e Baixa visão. Atualmente é também professora do Curso de Especialização a Distância (CEAD) em Educação Especial na área da Deficiência Visual da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

Patrícia Soares de Pinho Gonçalves - Especialista em Clínica Psicomotora (IBMR), graduada em Educação Física (UEPG), professora concursada e coordenadora do setor de Estimulação Precoce do Instituto Benjamin Constant. Atuou como tutora / professora do curso de pós-graduação à distância em Educação Especial da UNIRIO.


Programa:
1. Noções gerais referentes ao funcionamento visual;
2. Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente;
3. Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: visual / motor e suas influências;
4. Estimulação visual precoce – abordagem pedagógica;
5. A criança com deficiência visual e os sentidos remanescentes;
6. Desvios comuns no desenvolvimento da criança com deficiência visual;
7. Observação no atendimento educacional especializado;
8. A família no processo do desenvolvimento infantil.

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há

Bibliografia:

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. São Paulo, 1993.

BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. v.1. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2001 (Série Atualidades Pedagógicas).

COSTA, Jane de Almeida. Adaptando para a Baixa Visão. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA, Jane de Almeida. Aluno com Baixa Visão. Enfoques Pedagógicos. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA FILHO, Helder; HADDAD, Maria Aparecida O.; SAMPAIO, Marcos Wilson; SIAULYS, Mara Olímpia de C. Baixa Visão e Cegueira: Os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, Guanabara Koogan, 2010.

FIGUEIRA, Maria Margarete Andrade. Assistência fisioterápica à criança portadora de cegueira congênita. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant. Ministério da Educação e do Desporto. N° 05 [08-23], 1996.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas. 2ª edição, 1998.

GASPARETTO, Maria Elisabete R. F.; KARA-JOSE, Newton. Entendendo a Baixa Visão. Orientação aos Pais. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

GESELL, Arnold, AMATRUDA, C. S. O diagnóstico do desenvolvimento. Avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e na criança pequena – o normal e o patológico. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu Editora, 3ª edição, 1984.

HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Baixa Visão na Infância. Manual básico para Oftalmologistas. S. Paulo: Laramara, 2001.

HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Auxílios para Baixa Visão. Vol. I. Coleção Baixa Visão. S. Paulo: Laramara, 2001.

HYVARINEN, L. O desenvolvimento normal e anormal da visão. Tradução de Silvia Veitzman. São Paulo: Santa Casa da Misericórdia, 199?

MARTIN, Manuel Bueno; BUENO, Salvador Touro. Deficiência Visual. Aspectos psicoevolutivos e educativos. Livraria Santos Editora Ltda., 2003. 

LÉVY, Janine. O despertar do bebê: prática de educação psicomotora. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1996.

OLIVEIRA, Regina C. de Salles; KARA-JOSE, Newton; SAMPAIO, Marcos Wilson. Entendendo a baixa visão. Orientação aos professores. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

RODRIGUES, M. R. C. Estimulação precoce: a contribuição da psicomotricidade na intervenção fisioterápica como prevenção de atrasos motores na criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 8, n. 21, p. 15-16, maio 2002. 
________. Estimulação precoce: sua contribuição no desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 12, n. 33, p. 11-22, abril 2006.

SHORE, R. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Tradução: Iara Regina Brazil. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000. 

TELFORD, C. W.; SAWREY, J. M. O Indivíduo Excepcional. Tradução de Vera 
Ribeiro. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.

TISI, L. Estimulação precoce para bebês. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

 

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