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Oficina de Ciências Naturais

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 15h32 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 09h18 | Acessos: 527

Público: Professores ou graduandos de Ciências Naturais; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual .

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Ciências Naturais para alunos com deficiência visual e deficiência múltipla.

Carga horária total: 7 horas/aula.

Pré-requisitos: não há

Nº de vagas: 20.

Data da Oficina: 05/05/2017.

Horário: de 8:30 h às 16:30 h.

Período de pré-inscrição: de 01 a 28/02/2017.

Documentos obrigatórios: 
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de licenciatura em Ciências Naturais, Pedagogia ou declaração de matrícula nos referidos cursos emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no AEE ou no SRM.
Foto 3x 4 (trazer no dia de aula – para o crachá)

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes


ATENÇÃO:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever nas três Oficinas dessa semana. O espaço estará disponível da manhã do dia 02/05 até as 12 h do dia 06/05/2017;
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente;
3. Os certificados serão emitidos por oficina;
4. Obrigatória leitura das normas do alojamento.

Para certificação: frequência integral.

Professora: Patrícia Ignácio da Rosa

Breve currículo: Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Educação na Diversidade pela Universidade de Brasília (UNB). Graduada em Ciências/Biologia – Licenciatura plena, pela Federação das Faculdades Celso Lisboa . Curso de Especialização na Área da Deficiência da Visão (IBC/MEC). Membro da Câmara Técnica do Comitê de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (2007). Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Professora regente do Programa Educacional Alternativo do Instituto Benjamin Constant de 2007 a 2009 (IBC/MEC). Chefe da Divisão de Pesquisa e Produção de Materiais Especializados do Instituto Benjamin Constant (DPME/IBC) de 2010 a 2014. Diretora adjunta e atual Supervisora do Departamento de Educação (DED) do Instituto Benjamin Constant (IBC). 

Programa: 
1. O ensino de Ciências Naturais no IBC:
As metodologias utilizadas no ensino de Ciências Naturais;
O processo de constituição dos conceitos;
As limitações no acesso a informação;
Os materiais pedagógicos especializados elaborados e distribuídos pelo IBC para o ensino de Ciências;
O uso de modelos tridimensionais e bidimensionais pelos professores.

2. Ciências Naturais – Botânica
Botânica para alunos com deficiência visual e deficiência múltipla;
Morfologia vegetal;
Características morfológicas;
Funções básicas;
Germinação;
Representações

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há.

Bibliografia:

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recursos didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, nº 5, 1996, p. 15,20.

CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSA, P. I. Braille e tinta unidos pela inclusão. In: Pesquisas 2001: Instituto Helena Antipoff, Centro de Referência em Educação Especial. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2001.

_____. Recursos Pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza para deficientes visuais. In: I Seminário Internacional Inclusão Escolar. Práticas em diálogo, 2014. Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo, 2014. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: O ensino de Ciências (Série temas em debate). Rio de Janeiro, 2008.

 

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