Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Soroban – Metodologia: Menor Valor Relativo
Início do conteúdo da página

Soroban – Metodologia: Menor Valor Relativo

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 15h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 09h35 | Acessos: 655

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Propiciar, através das técnicas de cálculos no Soroban, o ensino das quatro operações com números naturais, utilizando o método ocidental de menor valor relativo.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisito: não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: 23 a 27/10/2017

Horários: de segunda a quinta-feira das 8 h às 17 h e sexta-feira das 8 h às 11:30 h.

Período de pré-inscrição: 24/07 a 25/08/2017.

Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área;
Foto 3x4 recente (apresentar no 1º dia de aula).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 80% e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.

Professora: Edney Dantas de Oliveira e Heverton de Souza Bezerra da Silva

Breve currículo:
Edney Dantas de Oliveira: Concluiu a graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1998, graduação em Física (Formação de Docente) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 2001, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2001 e Mestrado em Matemática no Instituto de matemática Pura e Aplicada (IMPA) coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2013. Iniciou sua carreira na docência em 1994, ministrando aulas de Matemática e Física, nas redes privada, estadual e municipal, nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Heverton Souza Bezerra da Silva: graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino bás., téc. e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso "Soroban: metodologia menor valor relativo" e da Comissão para "Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.

Programa
1. Operações fundamentais com números naturais:
– Adição
– Subtração
– Multiplicação
– Divisão
2. Máximo Divisor Comum (MDC)
3. Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
4. Raiz Quadrada por Decomposição

Metodologia do Curso: aulas teóricas e práticas.

Avaliação: não há

Bibliografia:

Fim do conteúdo da página