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A Escrita Cursiva e o Pré-Braille no Atendimento de Reabilitação

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 14h18 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 09h39 | Acessos: 703

Público: Professores e terapeutas ocupacionais.

Ementa: Conceituação do processo de reabilitação de pessoas cegas. Análise das principais patologias oculares que causam cegueira. Reflexão sobre os aspectos psicossociais oriundos da perda da visão na idade adulta. A caracterização do atendimento de escrita cursiva e pré-braille no processo de reabilitação de pessoas com deficiência visual. A importância do atendimento de escrita cursiva e do pré-braille para a pessoa com deficiência visual em processo de reabilitação. Orientação da prática pedagógica e metodológica a ser adotada nos atendimentos de escrita cursiva e pré-braille. Elaboração de materiais pedagógicos de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema comum de leitura e escrita e domínio do Sistema Braille.

Nº de vagas: 18

Período do curso: de 14 a 18/08/2017.

Horário: de segunda a quinta-feira das 8 h às 17 h e sexta-feira das 8 h às 11:30 h.

Período de pré-inscrição: de 15/05 a 16/06/2017.

Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso de graduação em Educação ou Terapia Ocupacional;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 80% e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.
Professora: Rosane de Menezes Pereira.

Breve currículo: Pedagoga e pós-graduada em administração escolar e supervisão pedagógica, atualmente é diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC). É membro da Comissão de Baixa Visão do IBC e professora de Alfabetização de crianças cegas e de baixa visão, Orientação e Mobilidade, Práticas Educativas para uma Vida Independente e Escrita Cursiva.

Programa:
1. O processo de reabilitação de pessoas cegas no Instituto Benjamin Constant (IBC);
2. Patologias oculares que causam cegueira;
3. Aspectos psicossociais oriundos da perda da visão na idade adulta;
4. Caracterização de pré-braille;
5. Caracterização de escrita cursiva;
6. A importância dos atendimentos de: escrita cursiva e pré-braille no processo de reabilitação de pessoas com deficiência visual;
7. As práticas pedagógicas e metodologias aplicadas nos atendimentos de pré-braille e escrita cursiva;
8. Confecção de materiais adaptados para os atendimentos de pré-braille e escrita cursiva;
9. Apresentação de materiais de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.

 

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