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Oficina Monet: elaboração de gráficos táteis – Turma 2

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 14h12 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 10h22 | Acessos: 544

Público: Pessoas com interesse na área de editoração de textos em Braille.

Ementa: Exercícios de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET. 

Carga horária total: 16 horas/aula

Pré-requisitos: Conhecimento básico do Sistema Braille, conhecimento básico de informática.

Nº de vagas: 20

Período do curso: 13 e 14/11/2017.

Horário: de 8 às 17 h.

Período de pré-inscrições: de 14/08 a 29/09/2017.

Documentos Obrigatórios:

Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso de Ensino Médio ou de graduação ou, ainda, declaração da instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso de graduação;
Foto 3 x 4 recente (1º dia de aula).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 80% e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.

Professor: Thiago Ribeiro Duarte

Breve currículo: Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.

Programa:
Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET
1 – Conhecendo o programa
2 – Formato 
3 – Aprendendo a usar o MONET 
3.1 – Visualização
Folha quadriculada 
Esconder folha quadriculada 
Zoom 
Desenhar 
Importar imagem 
Filtros 
Ferramentas de tratamento da imagem 
Desenhar gráfico de barras 
Desenhar gráfico de função 
Definir página como paisagem 
Definir resolução para o Braille Fácil 
Camadas 
Clipart 

Metodologia: pequena apresentação do programa e exercícios práticos no laboratório.

Avaliação: não há.

Bibliografia:
Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – 
International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008 

Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996 

_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001 

_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o 
Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999 

BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002. 

_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 
_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001. 

_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p. 

JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.

 

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