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Iniciação ao Sistema Braille – Turma 2

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 09h01 | Acessos: 771

Público: Funcionários, pais e responsáveis de alunos, voluntários e demais pessoas interessadas.

Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo.

Nº de vagas: 25

Período: de 07/08 a 06/09/2017.

Horário: segundas e quartas-feiras, das 13 h às 17 h.

Período de pré-inscrição: de 08/05 a 09/06/2017.

Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

ATENÇÃO: Para este curso NÃO será oferecido alojamento.

Para certificação:  frequência mínima de 80%, média igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.

Professora: Maria Luzia do Livramento

Breve currículo: Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do IBC em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora braille, nos períodos de 1993/2001 e 2004/2009 no IBC. Foi revisora braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002/2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant (IBC), aprovada no concurso público de 2009.

Programa:
1. Sistema Braille – breve histórico
2. Instrumentos utilizados para a escrita
3. O Sistema Braille: 
a) alfabeto 
b) letras acentuadas
c) sinais auxiliares da escrita: maiúscula, caixa alta, sinal de número
d) pontuação 
4. Transcrição (do sistema comum para o braille e vice-versa):
a) palavras, frases e pequenos textos
b) parágrafo 
5. Simbologia matemática:
a) numerais: indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários
b) representação de datas
c) representação das operações fundamentais
6. Leitura de pequenos textos sem interponto.

Metodologia do curso: aulas teóricas e práticas. 

Avaliação: continua (4 trabalhos escritos e 4 de leitura realizados ao longo curso)

Bibliografia: 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006. 
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006. 
Disponível em: . 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006. 

 

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