Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina de Geografia
Início do conteúdo da página

Oficina de Geografia

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 15h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 09h17 | Acessos: 595

Público: Professores ou graduandos de Geografia; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual .

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual. 

Carga horária total: 7 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há

Nº de vagas: 20.

Data da Oficina: 04/05/2017

Horário: de 08:30 h às 16:30 h.

Período de pré-inscrição: de 01 a 28/02/2017.

Documentos obrigatórios: 
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de licenciatura em Geografia, Pedagogia ou declaração de matrícula nos referidos cursos emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no AEE ou no SRM.
Foto 3x 4 (trazer no dia de aula – para o crachá)

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

ATENÇÃO:
1. Somente terá direto ao alojamento o interessado que se inscrever nas três Oficinas dessa semana. O espaço estará disponível da manhã do dia 02/05 até as 12 h do dia 06/05/2017;
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente;
3. Os certificados serão emitidos por oficina;
4. Obrigatória leitura das normas do alojamento.

Para certificação: frequência integral.

Professora: Luciana Maria Santos de Arruda

Breve currículo: Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Faculdade de Formação de Professores, pós-graduada em Gestão e Controle Ambiental pela Gama Filho, com Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica de Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha há 15 anos com educação especial, tendo atuado como professora substituta no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em 2001 e 2002. É professora de Geografia do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2006. Também presta consultoria no DPME-IBC (Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado) na produção de mapas táteis e colabora na adaptação de livros didáticos de Geografia para serem distribuídos para rede regular de ensino, sendo também audiodescritora.


Programa: 
1.Motivações para ensinar Geografia.
O que é Geografia?
Por que ensinar e aprender Geografia?
Curiosidade no ensino de Geografia.

2. Geografia – práticas e textualizações no cotidiano.
A alfabetização cartográfica.
O fato geográfico.
Trabalhos de campo.

3. Representações do espaço para cegos e videntes.
Maquetes.
Mapas táteis.
Materiais táteis.

4. Atividades de Geografia:
Brincando com a lateralidade.
Construindo a nossa escala.
O QUIZZ Geográfico.

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há.

Bibliografia:

ALMEIDA, Rosângela Doin de. O espaço geográfico: ensino e representação. ED. Contexto. 2008.
ANTUNES, Celso; SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Ed. Vozes. 2010.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes – São Paulo: Contexto, 2007.
CARLOS, Ana Fani Alessandro. A Geografia na Sala de Aula. 8º ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CASTROGIOVANNI, A.C.; CALLAI, H. C. Ensino de Geografia – práticas e textualizações do cotidiano. Ed. Mediação. 2002.
GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaços do homem: atividades de geografia e história para o ensino fundamental. Ed. Cortez. 2006.
LESANN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte, MG: Ed. Fino Traço. 2011.
NOGUEIRA, Ruth E. Motivações Hodiernas para Ensinar Geografia – representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis. 2009.
SAMPAIO, Adriany de Ávila; SAMPAIO, Antonio Carlos Freire. Ler o mundo com as mãos e Ouvir com os olhos. Reflexões sobre o Ensino de Geografia em tempos de inclusão. Uberaba, 2011.
SILVA, Léa Stahlshmidt P. LOPES, Jader, Janer Moreira. Diálogos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Niterói: Editora da UFF, 2010.
VENTORINI, Silvia Helena. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. São Paulo, SP. Martins Fontes. 2005.

 

Fim do conteúdo da página