Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Orientação e Mobilidade – Turma 1
Início do conteúdo da página

Orientação e Mobilidade – Turma 1

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 09h41 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 08h46 | Acessos: 408

Público: Profissionais das áreas de Educação e Saúde, com nível superior completo.

Ementa: Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM) e sua relevância na emancipação social da pessoa com deficiência visual. Técnicas de mobilidade dependente e independente.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: o participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 23 a 27/01/2017.

Horário: de segunda a quinta-feira das 8 às 17 h e sexta-feira das 8 às 11:30 h. 

Período de pré-inscrição: de 24/10 a 25/11/2016.

Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação ou Saúde;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 80%

Professora: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro 

Breve currículo:
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro – Graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, em 2007; com Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e a Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida, concluída em 2009; Mestre em Saúde Materno – Infantil, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2015; é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant desde 2014, tendo assumido a coordenação de Orientação e Mobilidade na Divisão de Ensino do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant em julho do mesmo ano. É ainda membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant, desde maio de 2015. Escreveu o artigo “Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem”, publicado em dezembro de 2013, na Revista Benjamin Constant.

Programa:
1. Histórico
2. Conceituação de deficiência visual
3. Conceituação de Orientação e Mobilidade
4. As etapas da orientação e mobilidade
5. Os pré-requisitos 
Área cognitiva 
Área psicomotora 
Área afetiva 
6. Técnicas de orientação e mobilidade 
Técnicas de Guia Vidente (GV) 
Técnicas de Auto Proteção (AP) 
Técnicas de Bengala Longa (BL)

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003. 

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

 

Fim do conteúdo da página