Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Prorrogado o prazo de inscrição no 2º Concurso Nacional do Livro Tátil

O dia 30 de junho é também o prazo final também para envio das obras inscritas.

  • Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 07h27
  • Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 08h36
  • Acessos: 270

 

O Concurso Nacional do Livro Tátil é a etapa brasileira do Prêmio Typhlo&Tactus, promovido há 18 anos pela instituição francesa de caridade Les Doigts qui Rêvent (LDQR). A LDQR foi fundada em 1994 pelo professor Philippe Claudet, especializado no ensino de crianças com deficiências visuais, e pelos pais de quatro crianças cegas da escola onde ele lecionava.

Desde 2015 que o Instituto Benjamin Constant é o responsável pela realização do concurso no Brasil, como etapa para a final a ser realizada na França, com competidores de mais de 20 países, como Chile, Colômbia, Peru, Coreia do Sul, Noruega, entre outros.  O primeiro concurso brasileiro foi realizado em 2017, com poucos participantes.  

"Aqui no Brasil ainda é muito incipiente a produção desse tipo de material acessível.  Daí a importância do protagonismo do Instituto Benjamin Constant em promover não só este prêmio como outras iniciativas que venham a contribuir na oferta de livros de literatura infantil acessíveis a crianças com deficiências visuais severas", disse a professora Luciana Barros, à frente da organização do concurso, ao lado da professora Patrícia Pinho. 

Uma dessas iniciativas é a realização, em novembro desse ano, do curso Técnicas de Produção de Livros Táteis, voltado profissionais que tenham vontade de produzir livros voltados a esse público tão especial, mas que não dominam as técnicas necessárias para que a obra cumpra com seu objetivo, que é de entreter, estimular os sentidos remanescentes das crianças cegas e com baixa visão e, principalmente, de promover o hábito da leitura entre elas desde pequenas.

Para esclarecer alguns pontos que podem trazer dificuldades à confecção dos livros, a comissão organizadora selecionou e respondeu algumas das dúvidas mais comuns verificadas na edição anterior do concurso:  

Para mais informações sobre o 2º Concurso Nacional do Livro Tátil, clique aqui. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página