Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor-geral do IBC faz balanço do ano de 2018 para comunidade acadêmica

A reunião foi ontem (19), às 10 h, no Teatro Benjamin Constant e reuniu servidores e funcionários terceirizados.

  • Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 18h17
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 18h33
  • Acessos: 354
Depois da reunião, servidores e funcionários tercerizados participaram de um churrasco de confraternização.
Depois da reunião, servidores e funcionários tercerizados participaram de um churrasco de confraternização.

O professor João Ricardo  iniciou a apresentação com uma radiografia da Instituição, expressa nos números que a definem – de alunos, servidores, funcionários terceirizados, eventos promovidos, produção acadêmica e científica, capacitacões oferecidas à sociedade, atendimentos médicos realizados, entre outros.  Ele elogiou todos os departamentos pelo trabalho realizado por eles seja na atividade fim – o ensino – como nas demais áreas de atuação da instituição.  

Dentre os destaques desse ano, o diretor-geral citou a luta que vem sendo travada, com sucesso, para dar estabilidade ao Programa de Residência Médica do Instituto. “A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) deve concluir já no início do próximo ano o levantamento do que precisará ser feito para que possamos  não só normalizar como ampliar o número de cirurgias e demais procedimentos médicos realizados pela Instituição, o que deverá acontecer no primeiro semestre do ano que vem”, disse o diretor.

Segundo João, neste ano a gestão teve acesso a  outra fonte de recursos importante para o fortalecimento das atividades da Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO): as emendas parlamentares. “Em 2018 conseguimos R$ 185 mil em recursos dessa fonte, utilizados para a compra de insumos para a realização das cirurgias. Para 2019 temos já garantidos R$ 2,4 milhões obtidos também por meio de emendas”, complementou.

Outra conquista citada pelo diretor foi o reconhecimento do IBC como instituição avaliadora das edições em braille dos livros do Programa Nacional do Livro Didático. “As editoras terão que submeter as obras ao Instituto antes de imprimi-las”, explicou João.  Antes, o IBC fazia a adaptação e transcrição de apenas uma pequena parte desse material. “Esta será uma contribuição importante do IBC para que os livros atendam ao maior número possível dos estudantes cegos", disse.

A reunião desta quarta-feira foi também uma oportunidade de avaliar os quatro anos de sua primeira gestão como diretor-geral. “Durante este primeiro mandato passamos por crise econômica, crise política, entre muitos outros problemas. Mas acredito que conseguimos superar as dificuldades e obter conquistas importantes, como a mudança regimental, a autorização para que pudéssemos passar a oferecer cursos de educação profissional e de pós-graduação, entre outros", completou João Ricardo.

O diretor encerrou a fala agradecendo o suporte que teve do grupo gestor ao longo dos últimos quatro anos.   “Vocês estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis, colaborando de maneira efetiva para que fossem superados. Gostaria de agradecer especialmente a dois companheiros do gabinete que agora se aposentam, depois de tantos anos de dedicação ao Instituto: os professores Paulo Augusto e Ana Lúcia”, concluiu.

O Coral dos Professores e o Grupo Ponto de Vista, formado por alunos da Reabilitação encerraram a programação da manhã.

Confraternização

Do Teatro Benjamin Constant, servidores e funcionários foram para a área arborizada próxima à pista de atletismo, onde participaram de um churrasco organizado por servidores da DPA e da Comunicação Social e bancado pelos próprios participantes.

A festa foi animada pela banda Atitude C, formada por ex-alunos do IBC.

Confira a galeria de fotos dos eventos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página