Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Espetáculo teatral reconta a história de um dos mais queridos personagens da literatura infantil

 A peça Recontando o Pequeno Príncipe, da Cia. Arte Corpo, foi levada ao palco do Teatro Benjamin Constant no último dia 2.

  • Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 08h41
  • Última atualização em Segunda, 07 de Maio de 2018, 11h30
  • Acessos: 251
imagem sem descrição.

Antes do início da encenação do clássico do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, os alunos e professores cegos fizeram uma visita tátil ao cenário, na qual tiveram a oportunidade de examinar, com as mãos, o figurino e os adereços dos personagens.  A apresentação contou também com o recurso da audiodescrição ao vivo, disponibilizada por meio de fones de ouvido. 

Segundo a professora Thalita Nilander, do IBC, a receptividade dos alunos ao espetáculo foi muito grande.  "Eles adoraram a peça, demonstraram interesse durante a visita tátil e interagiram bastante com os personagens durante a apresentação", disse a professora.  "Para as atrizes da Cia. Arte Corpo, a experiência de se apresentarem para os alunos do IBC também foi muito enriquecedora, pois esta foi a primeira vez que elas encenaram uma peça para um público formado de pessoas com deficiência visual", completou.

O Projeto

A apresentação da peça Recontando o Pequeno Príncipe fez parte do Projeto 1001 Espetáculos, realizado pela empresa Spiral Criativa e o Instituto Jelson Costa, uma organização educativa e cultural sem fins lucrativos que atua na Região Metropolitana Leste Fluminense. Trata-se de  projeto cultural de ônibus teatro,  que desde o ano passado vem percorrendo as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos. 

O projeto beneficia mais de 20 mil crianças de 40 escolas públicas, além de  33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 projeto

 Confira a galeria de fotos do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página