Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos aprendem se divertindo em evento promovido pelo Museu de Ciências da Terra

A equipe da Biblioteca Infantil do MCTer realizou ontem (9) uma série de atividades lúdicas para falar de ciência de uma forma divertida.

  • Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 16h26
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h34
  • Acessos: 398

O evento fez parte da programação da Semana da Criança do IBC e foi voltada aos a  alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental.  Eles estiveram reunidos durante a manhã  na sala 207 para participar das atividades propostas pela equipe do Museu, composta por Amanda Paula da Silva,  Rebeca Muriel, José Gabriel Bahia e Jennifer Pereira.  O objetivo do evento foi fazer uma ponte entre as geociências e a literatura infantil, estimulando a curiosidade das crianças por assuntos que não fazem parte do dia a dia delas, além da leitura. 

 

Brincadeira de super heri

Tudo começou com a contação da história do "Super Dino". Estimulando a participação das crianças, a história foi contada de forma interativa, onde o Super Dino (interpretado pelo José Gabriel) usava uma capa de super-herói para salvar seus amigos. E, no final, descobriu que esse poder não estava na capa, mas em si.


Com isso, a Amanda colocou a capa em cada aluno e pediu que eles escolhessem ter um super poder. Houve quem escolheu salvar um amigo, ter o poder do vento e até o poder do amor para abraçar os coleguinhas.

 

 

 

 

Dinossauro com reciclvel

 

A atividade seguinte foi o "Estegossauro reciclável". As crianças colocaram pregadores decorados em um dinossauro de papelão, formando a cauda pontuda do animal. Enquanto isso, recebiam informações sobre esta espécie e sobre a importância da reciclagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

avental de histrias

 

Depois, foi a vez do "Avental de histórias". Foram utilizados fantoches contando histórias que abordavam estudos geológicos e onde são encontrados algumas rochas e minerais: o quartzo, o feldspato e a mica. As crianças puderam tocar um exemplar de cada um. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caixa surpresa  

A próxima atividade foi a "Caixa Surpresa". Cada criança retirava um objeto entre brinquedos de dinossauros e exemplares de rochas e minerais. E para cada objeto, Amanda explicava um pouco a história dele.

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página