Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Lançamento de livro escrito por alunos do 1º ano abre comemorações da Semana da Criança

O livro "Os amigos ventinhos", lançado ontem (7),  é uma obra tátil, fruto do projeto de pesquisa de doutorado da professora de geografia, Luciana Arruda.

  • Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 08h00
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h15
  • Acessos: 830
Dois meninos e uma menina, uniformizados, e três mulheres, posam para foto sentados  sobre um piso de EVA verde e amarelo, tendo ao fundo um painel azul com aplicações de nuvens de lã de vidro e um arco-íris sobre uma casa.
Os alunos Ághata, Enzo e Théo (na foto com as professoras Luciana Arruda, Luciana Barros e Nara Silva, autores do livro, receberam as homenagens da direção do IBC, dos professores e pais.

 

Na sala, toda enfeitada com nuvens, arco-íris e outros elementos que remetiam ao tema do livro, um lugar de destaque  para as estrelas do evento: os três autores do livro, os alunos Ághata Elias, Enzo Farias e Theo Freire. Eles participaram das oficinas da disciplina de geografia dadas pela professora Luciana sobre a formação e os tipos de ventos e, a partir dos conteúdos trabalhados, criaram a história das três nuvenzinhas que levam os próprios nomes (foto ao lado)  IMG 1175 2

A história foi transformada em um livro tátil, voltado a crianças cegas e com baixa visão, no início da escolarização.  Cada exemplar do livro foi produzido individualmente, de forma artesanal.  Além do livro-piloto, outros cinco foram produzidos nesta primeira etapa do projeto por Luciana, com apoio das colegas Luciana Barros e a professora da turma 101, Nara Silva, que foi presenteada com um deles.  Os outros quatro foram entregues  aos três autores da obra e  à aluna Layssa Santos que participou das oficinas.

Além dos exemplares em papel, a história dos "amigos ventinhos" ganhou  uma versão em áudio, que vem dentro do livro.  A professora Luciana disse que pretende também produzir e doar exemplares do livro e do CD para a Biblioteca Infanto-Juvenil do IBC. 

lanamento livro ttil 2A assessora da Direcão-Geral do IBC, Maria da Glória de Souza Almeida (ao centro, na foto ao lado), esteve presente ao evento, representando o diretor-geral João Ricardo Figueiredo, que se encontra no interior do estado, a trabalho.  

O diretor do  Departamento de Educação, Luigi Amorim, e as professoras do Instituto envolvidas na elaboração das versões escrita e gravada do livro também participaram do lançamento, que contou ainda com as presenças das professoras Carolina Souza e Emília Bouzada, do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância, da Faculdade de Educacão da Universidade Federal Fluminense (UFF),  além de  pais e parentes dos alunos.  

Ághata, Enzo e Theo participaram do lançamento da obra como gente grande, com direito inclusive à entrevista coletiva, respondendo às perguntas do público sobre a experiência de terem participado do projeto. A professora Nadir Ferreira, que atuou na gravação do livro,  perguntou a eles o que acharam da experiência de conhecer e gravar suas vozes no estúdio do Instituto.  

" Eu gostei muito de falar ao microfone", contou Enzo.  Já para o aluno Theo, ter participado das oficinas e da confeccão dos livros foi uma experiência inesquecível.  "Gostei demais do projeto.  Não queria que ele acabasse", disse.  IMG 1176 2

"Eu também não", respondeu, emocionada,  a professora Luciana.  Ela fez questão de agradecer às professoras Luciana  e Nara pelo trabalho de composição dos livros, registrando também a colaboração de outras professoras do IBC, além de amigos e parentes.   " Todo o processo foi muito lindo e eu nunca irei me esquecer desse projeto", concluiu a professora, que pretende defender a tese do doutorado em julho do ano que vem, sob a orientação do professor Jader Janer Moreira Lopes. 

 

 

Fim do conteúdo da página