Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas > Louis Braille
Início do conteúdo da página

Biblioteca Louis Braille

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 13h02 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 12h39 | Acessos: 256

Links relacionados:

Biblioteca Louis B. editadaConsiderada um centro de referência nacional na área de deficiência visual, a Biblioteca Louis Braille possui acervo em Braille e tinta, além  de uma audioteca. Os livros em tinta (tradicionais) são acessíveis aos cegos graças ao trabalho de ledores voluntários que  gravam apostilas e livros em cd e ajudam os deficientes em suas pesquisas escolares, bem como leem em voz alta para eles.

 O avanço das tecnologias da informação e comunicação tem permitido também o aprimoramento dos serviços fornecidos aos deficientes visuais pela Louis Braille. Nela, os usuários cegos dispõem de computadores com softwares para leitura de tela, como o Dosvox, sintetizador de voz que lê o conteúdo da tela selecionada pelo usuário, e o   O Poet Compact, que permite escanear documentos, livros, jornais com total autonomia e agilidade sem estar conectado ao computador.  O texto digitalizado é reproduzido em áudio em vários idiomas.

 Já os usuários com baixa visão dispõem de equipamentos para leitura ampliada de material gráfico impresso em tinta, os chamados CCTV.

 A  Biblioteca também presta serviços de transcrição de pequenos textos em Braille.

 Visitas à ela podem ser agendadas pessoalmente ou por telefone.

 

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço: Av. Pasteur, 368, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone: (21) 3478-4467

Bibliotecária: Sara de Paula Sacramento 

Transcritora: Nilcenéia de Paula  

 

.

Fim do conteúdo da página